quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ao meu caro gradiente

Para mim a coisa que me deixa num destes estados aprazíveis de sentidos,é escutar um velho e bom vinil em casa,e isso eu faço vez ou outra,com serenidade subsequente ao rosto...Limpo bem a bolacha com uma flanela leve e jogo pra rodar na agulha.Depois, a sensação e reação maior que se prevê aí,é traçar oficialmente o estar em outro mundo,em outro acaso de sonhos,aquela coisa da propaganda do Ballantines,se é que vocês me entendem.Tenho um "system"gradiente, que fôra o xodó de muita gente na época.consistia de um receiver, toca-discos, tape-deck e um par de caixas acústicas vendidos num único pacote,consegui um DVD separadamente um pouco depois,em 87;da philips,os dois nunca me deixaram na mão.A compra foi em meados de 1985,tinha ido amarradaço comprar com meu pai na extinta Mesbla,assim como meu Atari.E foi amor à primeira vista.Os systems só perdurariam até 86/87 quando a empresa se concentrou em fazer equipamentos conjugados.E eu adorava ficar ali;parado ao som,esperando as estações certas e os horários certos para dar um 'rec' e ficar atencioso a qualquer propaganda maldita que partisse do locutor,e se encaixasse em cima da música predileta.E era hora de dar um 'stop' para mais tarde 'rew' 'play'e tentar achar outra música que não ficasse estragada.Não existia pirataria,nem MP3,se quiséssemos um som da hora,tínhamos que recorrer as importadoras,ou gravar de algum amigo bondoso que deixasse tal uso. Era época de Walkman e tínhamos que comprar várias e várias pilhas,e haja dinheiro da mesada pra tudo isso. Lembro que eu tinha nove anos de idade, e o som ficava no quarto dividido com outros dois irmãos meus.
Meu pai escutava:Altemar Dutra,Dorival Caymmi,Secos & Molhados,Beatles,Roberto Carlos,Chico Buarque,Toquinho&Vinícius dentre outros, na minha cama.Descansava vez ou outra aos domingos ali,depois de uma tarde recreativa na AABB com os amigos e minha mãe.O bom da história é que o som até hoje me acompanha,e já está de malas prontas pra ir morar comigo em Curitiba,depois de sete anos vividos no Rio.Cada mudança que faço com ele,a primeira coisa que procuro é um bom canto pra ele descansar.Teve tempos em que não existia móveis na minha mudança...Mas ele estava lá e eu contava com seu apoio.Já curou tantas mágoas ou alegrias comigo,ao sabor de uísque ou não...Já serviu de som pra guitarras usadas,vocal improvisado,pros games com estéreos mágicos.Hoje o dia é dedicado a ele,onde agora ouço no momento o lp da Emi'Help'dos Beatles prensagem de 1970...

Um comentário:

Unknown disse...

Fico feliz que esse eterno gradiente faça tb parte de minha vida a partir de agora. Ele já tem vaga cativa na mudança e no meu coração!!! Te amo amoreco!
Bjokas