quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Feijoada completa


Peço um prato de feijoada,o garçom me garante que na receita do cozinheiro vem: paio,charque, lingüiça calabresa, costelinha e lombo dentro.Eu não acredito em garçons,mas mesmo assim estou com muita fome;peço para trazer.Na minha mesa simpática e pequena, há um vidro em cima,onde percebo o cardápio e fotos antigas do Rio.
Lavo a boca com um chope quente e de proveniência desconhecida,os emaranhados de vozes ostentam o barzinho amarelo bem à vontade.Ali perto batalhões de pessoas ficam à espera de empregos numa agência,e lembro que também estou desempregado,e fico triste.E nem sei como vou pagar aluguel,contas de luz e telefone,net.Meu chope se foi e o garçon nunca volta nas horas em que necessitamos mais.Pego três guardanapos finos e tento escrever aquilo que chamo composição de samba improvisado.E ali me permaneço na obrigação e sem pressa,de festejar meus dias sem comemorações especiais.Na cabeça carrego um chapéu rastafari colorido,que chama a atenção de pessoas não acostumadas a cultura jamaicana.
Lembrei-me de forma ridícula do meu avô Ambrósio,que me atravessava os olhos da mesma forma,quando fazia algo que o perturbasse.Olhos miúdos,avessos,varrendo minha moralidade como se eu fosse um bicho qualquer.Atrás de mim,instintivo; percebo um perfume que me controla a vida.Uma mulher de seus 28 anos de idade,e com olhar reprovador de homens.
Ela mastiga baixinho uma mescla de: angústias,dor,fome e injustiças.
É o tipo de mulher que gostaria que me levasse comida na boquinha e que me amparasse de afagos.E onde está este terrível, garçon??Sumiu??
Ligo o desconfiômetro e de eventual decisão,acredito que ele não gosta nenhum pouquinho de mim,mas e daí,eu estou pagando a porra do salário dele...Mania dos garçons acharem que são profissionais liberais...Porque neste mundo nós temos culturas tão injustas,por que não podemos ser sábios??Apenas precisava de uma mulher cheirosa e que me contasse o seu mundo convivente.Que me contasse infâncias e que dormisse de meias, em dias frios.Que comesse podrão depois de shows,amar pizza ou massas em geral,sem se preocupar loucamente com aquela barriguinha protuberante.Que usasse batom e me borrasse toda a face de marcas.Escutar uma vez na vida um brega e dançar comigo,os dois bêbados e entregues ao amor.Por que nunca se tem um chope sempre bem gelado e com espuma agradável,quando queremos???Mas será o Benedito???
Não vem nenhuma coisa nem outra,raios...Porque não sou 'accipio' para seus braços,para seu descanso...A feijoada chega,mas não vai ganhar gorjeta,quer me matar de impossiblidades de sonhar;com a garganta seca??

Nenhum comentário: