sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Possessão


Um filme belíssimo, retratando o mundo pragmático da literatura vitoriana; e de envolvimento de paixão proibida. Amor, poesias, drama, e cartas, se falam como âncoras, neste meio de influência novelística.
Roland Michell (Aaron Eckhart), um estudante de literatura inglesa, fica impressionado ao descobrir possíveis rascunhos originais, de uma carta amorosa encontrada num livro de Randolph Henry Ash (Jeremy Northan)- seu poeta o qual cobria pesquisas numa Biblioteca; em Londres. Fica pensativo com o material conseguido, e observando com os olhares aprisionados, percebe que tais papéis nunca foram postados numa carta, ou que livros sobre sua pessoa, sequer ousavam empurrar comentários a respeito.
Levado por tal curiosidade,e movido de determínios espiritualizados; Michell furta as cartas para si, e prossegue com seu campo de estudos em silêncio.Começa a perceber que o poeta vitoriano do século XIX, que era correspondido como marido ideal, tinha sim; a sua realidade adúltera.
Porém as cartas ditavam apenas por 'minha senhora' sem abrir proporções de quem seria verdadeiramente a sua amada, movendo uma luta esfomeada de Michell, de assim encontrar a possibilidade de respostas.
Em seus arquivos encontra algo que poderia ajudar, um nome:Christabel LaMotte (Jennifer Ehle), que também era poeta, e bissexual. Mantinha uma relação discretíssima com Blanche Glover (Lena Headey).
Os dois poetas pela história conhecida nunca haviam se encontrado. Percebendo que tal feita abriria portas grandiosas para mudança dos livros históricos, procura Maud Bailey (Gwyneth Paltrow). Bailey é uma jovem pesquisadora e pertence à família de LaMotte. No início Bailey não dá muito a mínima para as pesquisas de Michell, chega a desprezá-lo; mas com o tempo, e suas teorias cada vez mais seguras, acaba por se dar cada vez mais convencida das idéias.
Michell e Bayle acabam por encontrar as cartas de Ash e LaMotte, o qual trocavam amores e carinhos por letras.
A poesia dos dois aproximam o casal de pesquisadores, o passado então vira presente, em cada leitura de um e outro pelas mãos.
A cargo de tais papéis que busca a raridade de acontecimentos, funde-se a diferença de quem tem prazer pelo que ama e briga para acontecê-lo, e outros que vão à leilões apenas para possuir algo, sem saber a significância dulcíssima, do que aquilo representaria.
Como visa o nome do tema, é a posse a principal linha das coisas. Posse de pessoa, posse da paixão, de valores, de destinos...
E assim se leva a linhagem do nome. Possessão é um filme romântico ao extremo, levando à tona, aquilo que poderia ser guardado ou revelado, o destino enfim nunca mais será o mesmo, tudo se mudará como nossa natureza emocional e inconstante.

Nenhum comentário: